Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
FERREIRA, Ligia Ribeiro |
Orientador(a): |
ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Psicologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46533
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Resumo: |
Propulsionado pelas reflexões teórico-metodológicas advindas da perspectiva da Rede de Significações (RedSig) e campo teórico do Gênero, o presente trabalho teve como objetivo perscrutar a ontogênese da drag queen. O método desenvolvido pautou-se em entrevistas individuais e semiestruturadas, que ocorreram em 3 momentos: antes, durante e após a montação. O primeiro encontro se deu com cada participante desmontado, e focou na origem e história da drag queen. O segundo encontro ocorreu durante e após a montação, buscando um aprofundamento na construção corporal da persona. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas sob o prisma microgenético. Três frentes orientaram a construção da análise: os indícios da construção da drag queen, a influência das temporalidades e os aspectos macrossociais. Os resultados indicam o caráter singular de cada drag queen, atravessada por suas temporalidades e sua relação com o meio. Em seus processos desenvolvimentais, são negociadas relações, práticas, linguagens e espaços específicos, tornando única a sua trajetória. Há, também, pontos transversais, associados principalmente a elementos da matriz sócio-histórica, que se referem à disrupção do sistema sexo-gênero, e criação de novas formas de ser e fazer drag. Foi possível observar, ainda, a dimensão altamente interativa da drag, desde as primeiras montações, no processo de escolha do nome, e durante o seu percurso ontogenético. Tal qual o desenvolvimento da pessoa, a trajetória da persona drag queen é multilinear, marcada pela previsibilidade e pelo acaso, e pela continuidade e descontinuidade. A maquiagem metaforiza e concretiza esses movimentos não lineares, assumindo um lugar de destaque enquanto processo de montação da persona. Ademais, observamos processos de aproximação e distanciamento na interação entre pessoa e persona. A partir da análise, compreende-se a drag queen como a construção de um novo lugar no mundo, e caracteriza-se a relação entre pessoa e persona como uma dupla via de transformação. Por fim, aponta-se a drag como um processo acontecente, em constante devir. |