Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luane Pedroso de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17591
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Resumo: |
Esta tese desenvolve-se a partir da pesquisa e criação dramatúrgica na linguagem do Teatro de Formas Animadas e tem, como principal tema, as violências sofridas por mulheres no processo de consolidação do sistema capitalista e suas repercussões na contemporaneidade. O eixo investigativo parte da elaboração e do processo de montagem da dramaturgia Hoje ainda é sobre ontem (2020) escrita por Caroline Vetori e Luane Pedroso. Além das reflexões geradas acerca do tema central –violência contra as mulheres –o trabalho artístico propicia a pesquisa direcionada ao Teatro de Formas Animadas, especificamente à criação de personagens a partir da confecção de bonecas híbridas e máscara expressiva. A pesquisa aborda conceituações artísticas e filosóficas que navegam por história, narrativa mítica, perseguição às mulheres, construção da imagem da mulher enquanto bruxa, personagem alegórica e Teatro de Formas Animadas. A distribuição de tais conceituações é feita da seguinte maneira: apresentação do trajeto da pesquisa, levantamento teórico, reflexão dos principais conceitos e elaboração do processo artístico-prático. Como o teatro e, sobretudo, o Teatro de Formas Animadas pode questionar e/ou subverter a lógica produtivista? A criação de personagens, a partir da construção de bonecos, mobiliza a elaboração de poéticas na linguagem das Formas Animadas? Como desenvolver dramaturgias que lançam luz às questões de gênero? Esses foram alguns dos questionamentos que guiaram a investigação teórica e artística deste trabalho |