Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Weber, Luiz Fernando |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179
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Resumo: |
Esta pesquisa explora as práticas pedagógicas de docentes da Licenciatura em Música em uma instituição de ensino superior na Região Norte do Brasil, fundamentando-se nos conceitos de habitus, illusio, capital cultural e campo de Pierre Bourdieu. O objetivo central é de analisar as inclinações e práticas desses docentes em relação à proposta curricular do curso, investigando sua função na manutenção ou contestação de um modelo pedagógico centrado na tradição erudita. A metodologia adotada combina a análise documental a partir do Projeto Pedagógico de Curso com entrevista semiestruturada realizada com três docentes, proporcionando uma visão das dinâmicas institucionais e das práticas educativas. Os resultados revelam que a estrutura curricular da Licenciatura em Música da investigação tende a privilegiar a música erudita, refletindo a valorização de um capital cultural dominante e marginalizando outras formas musicais. A análise evidencia a noção de illusio, que explica como os docentes se engajam nos diferentes campos do contexto da Licenciatura em Música, internalizando e adaptando-se às regras e expectativas estabelecidas, mas também encontrando, em alguns casos, espaço para a transformação. As entrevistas revelam que, embora a formação dos docentes esteja enraizada na música erudita, suas experiências pessoais diversificam as abordagens pedagógicas, permitindo, em certas situações, desafiar as hierarquias culturais. Este estudo contribui para o debate sobre a democratização do ensino musical no Brasil, sugerindo caminhos para uma educação musical mais representativa às realidades socioculturais. |