Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Polidoro, Stefanie Liz |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14827
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Resumo: |
A tese EU - TERNURINHA: O processo criativo e curativo da atriz-personagem a partir de seus excessos e vivências nas ruas, e o ativismo político e feminista que compõe suas teatropalestras apresenta a seguinte hipótese: Ternurinha, minha personagem bufonesca que aparece como cura para o transtorno psíquico da atriz, pode ser também curandeira de processos sociais coletivos através de suas teatropalestras ativistas e feministas? Para refletir sobre tal questão, proponho como eixo central a descrição e reflexão sobre o processo de criação de dois solos teatrais, cujo formato conceituo como "teatropalestras", são elas: Amor, CAPETAlismo e DEMOcracia (2016) e Nem Uma Menos (2017), elaboradas durante meu curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teatro na UDESC. Outras questões atravessam o eixo central da pesquisa, como: minha própria recriação de sujeita a partir das provocações feitas pela personagem Ternurinha, já que as memórias de ambas (ela e eu) interligamse, e a criação da personagem deixa de ser uma via de mão-única para tornar-se dupla - Ternurinha também me (re)constrói; A importância dos excessos e descartes (concretos e metafóricos) para os processos de criação cênicos, os quais por enquanto chamo de Processos Gambiárricos; A valorização do autocuidado e da auto-observação como quesitos imprescindíveis para a qualidade de vida de artistas e ativistas políticos. A tese trata, portanto, de experiências na prática teatral e se insere no movimento recente no PPGT de referendar a validade da pesquisa prática nas artes da cena no nível da pós-graduação. |