Dramaturgia(s) para teatro(s) de rua: procedimentos de criação no contexto das políticas culturais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Márcio Silveira dos
Outros Autores: 1971-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15133
Resumo: A tese descreve, contextualiza e analisa procedimentos de criação de dramaturgias para o teatro de rua, tendo como recorte de pesquisa três textos que eu, o autor, escrevi para diferentes grupos de teatro de rua, a saber: O Dilema do Paciente, encenado pelo Grupo Manjericão (RS); As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, encenado pelo Grupo TIA - Teatro Ideia e Ação (RS); e As Aventuras do Fusca à Vela, encenado pelo Grupo UEBA Produtos Notáveis (RS). Com o aporte dos estudos das áreas das artes cênicas e dos estudos literários, eu - autor da tese, dramaturgo, ator e pesquisador -, investigo as práticas de criação dessas três dramaturgias assim como também da Cameloturgia e da Cenopoesia, a fim de estabelecer um breve panorama das práticas de criação do texto teatral para a rua. Considero as múltiplas dimensões do texto teatral e de suas montagens numa perspectiva de reflexão crítica acerca do contexto das políticas culturais do país. Os tratamentos dos dados coletados e analisados não têm por objetivo estabelecer uma fórmula ou método e sim expandir o conhecimento; não defendem conceitos e aferições categóricas e sim a reflexão sobre práticas de criação do texto teatral e espetáculos encenados no espaço aberto das ruas. Acredito que relatar diferentes processos de criação com suas dificuldades e soluções permite não só uma melhor compreensão do caminho trilhado, como também constitui um material que venha a contribuir para outros caminhantes, atuantes, praticantes da escrita dramatúrgica e na cena teatral de rua dos tempos vindouros.