O rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG): do acontecimento histórico ao estudo discursivo de charges
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 Brasil UCPel Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/624 |
Resumo: | Na presente pesquisa, subsidiada pela Análise de Discurso vinculada a Pêcheux, tal como vem sendo trabalhada no Brasil, visamos à compreensão do funcionamento discursivo do acontecimento histórico do rompimento da barragem Fundão (MG-2015) localizada no subdistrito Bento Rodrigues, pertencente à Mariana (MG). Para este propósito, primeiramente, refletimos se esta tragédia configura-se em um acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 1999) ou em um acontecimento enunciativo (INDURSKY, 2008), e paralelo a isso, analisamos discursos chargísticos produzidos após o rompimento da barragem e publicados em diferentes sites da internet. Na dessuperficialização das materialidades chargísticas que compõem o corpus discursivo, focalizamos a preponderância do “político” na charge, pelos possíveis sentidos de denúncia, crítica, reivindicação e luta nelas produzidos. Ainda, examinamos relações de interdiscursividade presentes nas charges e concebemos os efeitos de humor e de ironia como possibilidades de atravessamento do “político”. Além disso, convém destacar que, ao tratarmos da charge, já a consideramos como gesto de interpretação de um sujeitoautor chargista. Este estudo dividiu-se em quatro capítulos, dois destinados para a mobilização de conceitos teóricos necessários e construção da metodologia, e outros dois, destinados aos gestos interpretativos |