Dança do ventre: uma perspectiva dialógica
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 Brasil UCPel Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/723 |
Resumo: | É fato que ―os estudos de Bakhtin e do Círculo constituem contribuições para uma teoria da linguagem em geral e não somente para uma teoria da linguagem verbal, quer oral ou escrita‖ (BRAIT, 2013). Assim, este trabalho propõe uma relação entre dança como ato concreto e projeto enunciativo inspirada pela diretriz arquitetônica bakhtiniana. A natureza visual dessa enunciação a distingue discursivamente e lhe confere seu status estético, requerendo formas outras de leitura. A fim de que se possa falar de uma arquitetônica visual, como ponto de partida, busca-se identificar o que constitui o conteúdo, o material e a forma na dança/no dançar. Para tanto, este estudo propõe a análise de quatro coreografias de dança do ventre, disponíveis em vídeo, via internet. Trata-se, pois, de enfocar aspectos relacionados ao modo como as bailarinas constroem a sua dança e, mediante valorações sociais, revelam e/ou denunciam marcas enunciativas. Portanto, a partir da noção de conteúdo, investiga-se como o aspecto ideológico/valorativo é representado pelas bailarinas-criadoras; a partir da noção de forma composicional, investiga-se para quem elas dançam com base nas marcas enunciativas visuais mobilizadas para envolver seu interlocutor presumido em dado contexto; a partir da noção de forma arquitetônica, investiga-se o que cada uma das apresentações traz como especificidades em termos de significação e sentido. Tal percurso metodológico possibilita evidenciar o dialogismo através do visual, mostrar que diferentes vozes ressoam na dança do ventre através do tempo-espaço, o que ratifica a inviabilidade de se falar de uma ―essência da dança do ventre‖, instigando, consequentemente, a reflexão acerca do que não seria, nesses termos, uma hibridação. Isso conduz à percepção a respeito do que constitui as relações dialógicas na dança e da forma como nela elas se dão, viabilizando chegar às peculiaridades que aqui interessam como uma possibilidade outra de compreender o objeto estético dança e contribuir para os estudos bakhtinianos do visual. |