PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Catolica de Pelotas
Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/135 |
Resumo: | Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeitos sulrio- grandenses. Para isso, são utilizados pressupostos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa (AD), no intuito de investigar os discursos nativistas em sua dimensão histórico-social. Esses pressupostos facultam um olhar analítico que alia a observação de elementos da cadeia significante a determinações de caráter ideológico, permitindo um trabalho interpretativo de apreensão da historicidade do sujeito campesino sul-rio-grandense. Mais especificamente, esta pesquisa busca refletir sobre o funcionamento de interdiscursos, focalizando o apagamento e a recorrência de elementos da memória discursiva nas músicas de raiz, em sua relação com as formações imaginárias em jogo na enunciação, e as pistas de reconhecimento de posições-sujeito, ligadas à representação do gaúcho campeiro homem explorado e discriminado social e financeiramente por outra formação como herói mítico, ideal de bravura, coragem e força. A partir desses pontos, o processo de mitificação do peãocampeiro é questionado. Reflete-se, então, se esse processo é fundamentado na identificação dos sujeitos com as características e ações historicamente constituídas como pertencentes aos campeiros e/ou em mecanismos de poder que mascaram a ideologia dominante, naturalizando fatos com vistas ao controle e manutenção do status quo. Cabe dizer que as canções de raiz sulinas foram elencadas, neste estudo, por serem concebidas como grande veículo ideológico, à medida que possibilitam a divulgação dos discursos nativistas de maneira bastante popular através da música. Ressalte-se, ainda, que a implementação da análise dá-se a partir da noção de recorte, sendo o corpus analítico deste estudo formado pelas sequências discursivas de referência (sdr) extraídas das referidas canções |