Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Ana Márcia Akaui
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Orientador(a): |
Gomes, Marineide de Oliveira
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Banca de defesa: |
Gomes, Marineide de Oliveira,
Pimenta, Selma Garrido,
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa,
Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da,
Araújo, Betania Libâneo Dantas de |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Doutorado em Educação
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Departamento: |
Centro de Ciências da Educação e Comunicação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/7383
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Resumo: |
A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo compreender as organizações curriculares dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais no município de São Paulo, buscando, nos fundamentos teóricos e nos conhecimentos pedagógicos e específicos da formação de professores de Arte, uma reflexão sobre a qualidade desses cursos, aliado à importância do ensino de Artes na educação básica como direito. Considerando as Artes para o desenvolvimento humano (ADORNO, 2018; EISNER, 2008; OSTROWER, 1996) e a sua relação com o aprender e ensinar (como o desenvolvimento das sensibilidades cognitivas), intencionamos compreender a função social das Artes (CONTRERAS 2002; ZEICHNER, 2005) pela análise da organização dos cursos e das orientações legais, considerando a reflexão/crítica e a práxis docente (VÁZQUEZ, 2011; PIMENTA, 2005), a autonomia intelectual e cultural (FREIRE, 1996) e a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018). A pesquisa teve duas etapas: na primeira, de revisão bibliográfica e de análise documental, identificou fontes para mapeamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que mantém cursos de Artes no município de São Paulo, selecionando Matrizes Curriculares (MC) que se sobressaíam em uma perspectiva emancipatório/cultural de professores e das Artes como direito pelo desenvolvimento das sensibilidades cognitivas (criatividade e expressividade), enraizadas culturalmente. Na segunda etapa, também documental, analisamos dois Projetos Pedagógicos dos Cursos (selecionados na primeira etapa), complementado por entrevistas com os coordenadores desses cursos. As análises evidenciaram a existência de poucos estudos sobre a composição curricular da formação de professores de Artes Visuais e de fragilidades e dispersão na organização curricular desses cursos e ainda a intencionalidade na formação de um artista/professor e de um professor/criador (como movimentos de superação e de incorporação), reforçando a importância de uma formação crítico-reflexiva (e emancipatória), ancorada culturalmente e da Arte entendida como direito. Os resultados da pesquisa contribuem ainda para a melhoria da qualidade nesses cursos ¿ na superação de visões educacionais neotecnicistas (instrumentalizadoras e reducionistas) ¿ que, de forma predominante, orientam a formação de professores no país. |