Crise mim?tica e evoca??o de ordem : uma interpreta??o da filosofia juspol?tica de Hegel a partir da antropologia de Ren? Girard

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Franck Junior, Wilson
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Escola de Direito
Brasil
PUCRS
Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Criminais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8605
Resumo: A tese desenvolve uma interpreta??o da filosofia juspol?tica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel com base na teoria mim?tica de Ren? Girard. O objeto material ? a teoria hegeliana da ordem, e o objeto formal ? a perspectiva antropol?gica da teoria mim?tica. A tese utiliza o m?todo hermen?utico proposto por Eric Voegelin, que consiste da an?lise de s?mbolos participativos que articulam experi?ncia e realidade. O objetivo ? a apreens?o da ideia juspol?tica, de Hegel, a partir da dimens?o da experi?ncia de participa??o na busca da ordem, tendo como teoria de base uma proposta antropol?gica da unidade da cultura. A hip?tese geral ? de que a filosofia juspol?tica de Hegel ? uma evoca??o de ordem cujo objetivo ? a supera??o da crise mim?tica por meio da cria??o de um abrigo contra a viol?ncia (cosmion). As hip?teses espec?ficas desenvolvem o conte?do da hip?tese geral e est?o divididas em quatros eixos de an?lise. No eixo da experi?ncia, introduz-se a hip?tese de que a evoca??o de ordem ? um projeto de supera??o da crise e da desordem mediante a Teosofia. No eixo Onto-Teo-L?gico, desenvolve-se a hip?tese de que o saber l?gico, por meio do qual Hegel pretende superar o estado de crise, ? a forma atualizada do conjunto de antigos s?mbolos, narrativas, representa??es e saberes derivados do processo fundador da cultura, segundo a hip?tese da g?nese da cultura de Ren? Girard. No eixo ?tico, a hip?tese ? de que a crise mim?tica ? o problema que Hegel pretende resolver, tendo como paradigma a Revolu??o Francesa. No eixo Juspol?tico, exp?e-se a hip?tese de que as inst?ncias ?ticas que comp?em a ideia de Estado de Hegel (a fam?lia, a sociedade-civil, a justi?a criminal, a guerra e o poder pol?tico central) s?o desenvolvimentos institucionais do mecanismo da v?tima expiat?ria, e como tal desempenham a fun??o de produ??o de ordem na sociedade. Aplicou-se a teoria do evento fundador para completar a hip?tese do sistema l?gico-real, de Hegel, assim como se desenvolveu a teoria girardiana do sacrif?cio como base das institui??es culturais, completando, desde o plano da unidade da cultura, as teses de Hegel acerca da eticidade. A tese conclui que a evoca??o hegeliana do cosmion de ordem ? a atualiza??o do sistema da v?tima expiat?ria, e que seu objetivo ? a cria??o de um abrigo contra a viol?ncia e desordem, superando a crise mim?tica.