[pt] LIVROS DE BOLSO: PROJETO DE DESIGN COMO AGENTE MEDIADOR DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: SIBELLE CARVALHO DE MEDEIROS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26077&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26077&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26077
Resumo: [pt] A presente pesquisa tem por objetivo entender as visões projetuais que acompa-nham os livros de bolso pertencentes ao gênero de literatura infanto-juvenil no cenário nacional. Interessa-nos contribuir com a compreensão acerca de quais são as visões projetuais aplicadas aos livros de bolso e de como o design participa da mediação da leitura de um público inscrito na contemporaneidade. Temos por pressuposto que o design é agente mediador da leitura e que, consequentemente, o projeto gráfico característico das edições de bolso participa de forma ativa na construção de hábitos de leitura e na conversão de significados para o leitor. Como recorte de pesquisa, elegemos livros de bolso presentes no 16 Feira Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ocorrida entre 28 de maio e 8 de junho de 2014 na cidade do Rio de Janeiro. Na pesquisa de campo, entramos em contato com as diferentes maneiras como os leitores se relacionam com essas edições. A partir do levantamento dos livros de bolso de literatura infanto-juvenil, realizamos a análise gráfica do design de nove deles, editados pela L&PM, BestBolso e Zahar, o que nos permitiu enxergar as visões projetuais dessas edições. Constatamos que nos livros de bolso publicados por essas editoras, é predominante a manutenção de parâmetros relacionados às caracte-rísticas históricas e formais deste objeto. Por fim, destacamos a importância do papel mediador do design na aproximação e formação de novos leitores e apontamos as potencialidades ainda não exploradas pelos projetos gráficos dos livros de bolso nacionais de literatura infanto-juvenil.