[pt] CALIBRAÇÃO E POSICIONAMENTO DE CÂMERA UTILIZANDO FOTOS E MODELOS DE EDIFICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: PABLO CARNEIRO ELIAS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14590&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14590&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14590
Resumo: [pt] A reconstrução de câmera é um dos problemas fundamentais da visão computacional. Sistemas de software desta área utilizam modelos matemáticos de câmera, ou câmeras virtuais, para, por exemplo, interpretar e reconstruir a estrutura tridimensional de uma cena real a partir de fotos e vídeos digitais ou para produzir imagens sintéticas com aparência realista. As técnicas de reconstruçã de câmera da visão computacional são aplicadas em conjunto com técnicas de realidade virtual para dar origem a novas aplicações chamadas de aplicações de realidade aumentada, que utilizam câmeras virtuais para combinar imagens reais e sintéticas em uma mesma foto digital. Dentre os diversos usos destes tipos de aplicação, este trabalho tem particular interesse naqueles que tratam de visitas aumentadas a edificações. Nestes casos, fotos de edificações — tipicamente de construções antigas ou ruínas — são reconstruídas a partir de modelos virtuais que são inseridos em meio a tais fotos digitais com a finalidade de habilitar a visão de como essas edificações eram em suas estruturas originais. Nesse contexto, este trabalho propõe um método semi-automático e eficiente para realizar tal reconstrução e registrar câmeras virtuais a partir de fotos reais e modelos computacionais de edificações, permitindo compará-los através de superposição direta e disponibilizando uma nova maneira de navegar de forma tridimensional por entre diversas fotos registradas. Tal método requer a participação do usuário, mas é projetado para ser simples e produtivo.