[es] A TEUS PÉS: DESARROLLOS ESTÉTICOS Y AMOROSOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: NATHALIA RINALDI DE OLIVEIRA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68355&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68355&idi=4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68355
Resumo: [pt] A teus pés: desdobramentos estéticos e amorosos propõe o estudo tanto da obra A teus pés (1982), de Ana Cristina Cesar, quanto de outras obras que dela derivaram, a saber o também chamado A teus pés, uma publicação de artista de 2012, de Fabio Morais, e a garota de belfast ordena a teus pés alfabeticamente, poema e vídeo da poeta Marília Garcia, produzidos entre 2008 e 2013. O foco da dissertação está em observar os processos de apropriação que sustentam tais obras comentando referências e modos de fazer, além de abordar suas especificidades também materiais no contexto contemporâneo abrangendo possibilidades e ferramentas que não faziam parte do momento histórico de Ana Cristina Cesar e que se revelam potências suplementares para o contexto literário e artístico. Tais investigações incluem uma perspectiva também do amor ao identificar a apropriação não só como um gesto de amor, mas que age a partir desse amor. A pesquisa apresenta um panorama teórico das apropriações e mergulha nas obras citadas incluindo intervenções artísticas pontuais da artista-pesquisadora que também dialogam com Ana Cristina Cesar, com apropriações e com as visualidades da escrita. Como resultado, tem-se uma ampliação do alcance da palavra poética em conexão com as artes visuais e da prática apropriativa que se firma como modus operandi no cenário atual alinhando-se às demandas estéticas do momento contemporâneo.