[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: LUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9092
Resumo: [pt] A contracultura foi um movimento impulsionado pela juventude da década de 1960 que se chocou com a sociedade capitalista e ia contra os seus princípios. Entretanto, para que este movimento de contracultura pudesse se desenvolver, ele necessitava da cultura de massa - que pertence à sociedade capitalista - para se desenvolver e espalhar sua mensagem pelo mundo. São essas tensões entre consumo e contracultura que são detalhadas nesta dissertação, a partir das letras das músicas dos Beatles (grupo musical que foi um dos maiores ícones da contracultura) que retratam, de alguma forma, o universo do consumo.