[fr] O QUE É QUE A BAIANA TEM? - DORIVAL CAYMMI DANS L`ÉRE DE LA RÁDIO
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16385&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16385&idi=2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16385&idi=3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16385 |
Resumo: | [pt] Esta tese é uma análise crítica da Era do Rádio nas perspectivas da Música Popular Brasileira, em geral, e de Dorival Caymmi, compositor e cantor, em particular, a partir da sua obra, vida e testemunho pessoal, obtido principalmente através de entrevistas exclusivas concedidas para sua biografia. Apoiada em bibliografia referente, sobretudo, à Era do Rádio e à Música Popular Brasileira, além do acervo de Dorival Caymmi, esta investigação pretende discutir, no contexto cultural do período - através do estudo de caso do samba O Que é Que a Baiana Tem?, grande sucesso de estréia do compositor, em 1939 -, temas como rádio, mercado fonográfico, cinema, direito autoral, espetáculos musicais, entre outros, nos quais são reveladas as pressões e tensões sofridas pelo artista popular em seus embates no mercado de trabalho, na sociedade, na política e, por assim dizer, no meio artístico. |