[pt] O PORTADOR INESPERADO: A OBRA DE DORIVAL CAYMMI (1938-1958)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: STELLA TERESA APONTE CAYMMI
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9037&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9037&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9037
Resumo: [pt] O portador inesperado - a obra de Dorival Caymmi (1938- 1958) é uma investigação que tem por objetivo traçar um mapeamento parcial da recepção da crítica cultural à obra de Dorival Caymmi, compositor e cantor da Música Popular Brasileira, de 1938 a 1958, a partir da descrição de horizontes de expectativa subjacentes à circulação da produção do artista baiano. Este período compreende desde a estréia do artista no Rio de Janeiro até o surgimento da Bossa Nova, responsável pela mudança da canção popular brasileira nos anos 1950. A crítica estética e cultural é representada por pesquisadores e críticos de música e literatura; artistas de modo geral, mas especialmente cantores, compositores e músicos; jornalistas e intelectuais. Considerando a música na sua dimensão textual, a perspectiva utilizada neste estudo será a da estética da recepção, no âmbito dos estudos literários, representado pelo pensamento de Hans Robert Jauss. A partir dos conceitos propostos por Jauss e sua adaptação ao campo da música, será também investigada a permanência e atuação da obra de Dorival Caymmi no desenvolvimento da música popular brasileira e, para tanto, será também convocada a contribuição do historiador Fernand Braudel.