[en] DWELLING IN CANDOMBLÉ: ROÇA E EGBÉ

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: RAFAEL VIDAL LEITE RIBEIRO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63609&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63609&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63609
Resumo: [pt] Esta pesquisa compreende como a religião afro-brasileira Candomblé se relaciona com o espaço físico em que acontece no mundo. Este lugar é chamado, carinhosamente, Roça. Estabelecendo a relação entre a cultura negra afrodiaspórica e a Arquitetura, revela-se uma forma muito particular de habitar. A religião, culturalmente, é um campo fértil de simbologias dessa existência, e contém aspectos cheios de significados do homem, do divino e do lugar. Dentre as religiões afrosiaspóricas, o Candomblé tem importância fundamental. Uma comunidade de resistência e de produção cultural, moldada pela mutabilidade, movimento e hibridação da diáspora negra. Buscou-se compreender os significados, os sentidos e as definições de cada elemento que compõe o universo da Roça de Candomblé: os elementos pré-existentes, construídos, naturais e as relações destes com a comunidade religiosa que compõe, com os deuses e ancestrais, os habitantes deste espaço metafísico afro-brasileiro. A dissertação foi desenvolvida através de grande revisão bibliográfica, e a pesquisa de campo etnográfica, com o processo de iniciação do autor no terreiro de Candomblé Ilê Axé Icimimó Aganju Didê, na cidade de Cachoeira, Bahia. Esse fato abre uma comunicação específica com a comunidade religiosa do Icimimó. A ideia é fazer da participação, um instrumento de conhecimento, despedaçando a dicotomia observador-objeto de observação. Neste processo são produzidos desenhos, plantas, arquivos fotográficos e entrevistas. Tecendo esta grande teia de referências se revela um novo Habitar no mundo.