[en] BAD GIRLS, NAKED WOMEN: ADELAIDE CARRARO AND CASSANDRA RIOS IN BRAZIL`S LITERARY SCENE
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16167&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16167 |
Resumo: | [pt] Este trabalho debruça-se sobre as obras de Adelaide Carraro (1925-1992) e Cassandra Rios (1932-2002), comumente referidas como as maiores pornógrafas da literatura brasileira, epíteto que evoca uma glória ambígua: a de serem campeãs de vendagem, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, e também recordistas em títulos censurados durante a última ditadura. Procuraremos mostrar como suas – vastas – bibliografias, identificadas entre si na paixão pelo visível da tradição naturalista e na forte presença de conteúdo sexual, configuram, não obstante, projetos distintos e em boa medida opostos. Projetos estes que mantém considerável coerência interna, ao longo de anos de produção contínua, combinando transgressão e conservadorismo de modo desafiador à interpretação. Para isso, baseando-nos no pressuposto de que a crítica não deve prescindir do objeto, utilizaremos um método até aqui relativamente pouco explorado no que diz respeito a Adelaide e Cassandra: a leitura de numerosos romances de cada uma delas, bem como entrevistas e artigos publicados na imprensa. Desta forma, questionaremos algumas proposições colhidas em sua escassa fortuna crítica, como aquelas segundo as quais seus trabalhos representam conspicuamente causas libertárias, ou consistem em outra coisa que não literatura. Ao mesmo, procuraremos iluminar aspectos pouco ventilados de seu legado literário, como sejam a crueldade, o idealismo, a aspiração à pureza. |