[en] SETH: THE SINGULAR CHAPTER IN A BRAZILIAN CARICATURE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: LUCIO PICANCO MURUCI
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9437&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9437&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9437
Resumo: [pt] O objetivo desta tese é o estudo da obra do desenhista Seth (1891-1949), um dos mais importantes caricaturistas brasileiros da primeira metade do século XX, percebendo sobretudo a singularidade de sua contribuição, no tocante a criação de personagens negros, e procurando um amplo levantamento documental, biográfico e artístico de sua carreira, buscando analisar sua trajetória no meio artístico do Rio de Janeiro entre as décadas de 1910 e 1940, seu percurso intelectual. A presente pesquisa trabalha com um número expressivo de desenhos produzidos durante esse longo período, no qual se destacam obras da caricatura de costumes como Quando a morena passa, O democrático bonde, Dois desejos, da série Flagrantes Cariocas, entre outras. O trabalho objetiva ainda o estudo das inovações que Seth trouxe para a publicidade com os cartazes da série Casa Mathias. E procura entender como Seth encontrou na participação na política de propaganda cívica do regime Vargas um caminho para a expressão de suas crenças nacionalistas, observando sua relação com os valores do Estado Novo.