[pt] PASSADO PRESENTE – LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde, tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos. Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho. |