[en] CREATURES AND INVADERS: THE REPRESENTATION OF ANTAGONISM IN SCI-FI MOVIES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: RODRIGO DE SOUZA ESPIRITO SANTO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9090&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9090&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9090
Resumo: [pt] A proposta dessa pesquisa é identificar os arquétipos recorrentes nos filmes norte-americanos de ficção científica. Partindo da definição do gênero e da análise da questão do papel do arquétipo na narrativa, utilizamo-nos do modelo de arquétipo junguiano para estabelecer dois mitos recorrentes no universo da ficção científica hollywoodiana. A criatura, fruto de uma inovação tecnológica que se volta contra o criador, revivendo a mitologia do Prometeu acorrentado e o invasor, a civilização alienígena, tecnologicamente mais avançada, que surge para apoderar-se de nosso planeta e exterminar nossa forma de vida. Utilizamos como corpi os filmes do cineasta alemão radicado nos EUA, Roland Emmerich. Independence Day, ilustrando a mitologia do invasor e O dia depois de amanhã, como exemplar do mito da criatura.