[en] MYSTIQUE AND EMBODIMENT: EXPERIENCE, ETHICS AND PRAXIS OF SIMONE WEIL
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30412&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30412&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30412 |
Resumo: | [pt] Mística e corporeidade: experiência, ética e práxis em Simone Weil caracteriza-se por um trabalho de pesquisa que se desenvolve a partir da experiência mística corpórea da filósofa de Paris, Simone Weil, que viveu uma experiência práxis místico-ética unitária em seu corpo e alma. Essa experiência se intensificou ao sentir-se tomada por Cristo em sua própria carne. Demonstraremos essa experiência a partir de sua linguagem místico-erótica, que a faz entregar-se inteiramente ao Outro. Sua espera (en attente) pelo encontro com Deus, ou melhor, ser encontrada por Ele, permite uma vida de configuração ao corpo de Cristo, a partir da proximidade com a ética Paulina, solidarizando-se em sua própria carne com as dores da humanidade, assimcomo Cristo, que entregou seu corpo para todos, culminando na verdadeira experiência eucarística: dar-se em comida e bebida para os demais. De início, nosso estudo fundamenta-se em diversas áreas do saber como sociologia, psicologia e filosofia para discorrermos sobre a temática do corpo na contemporaneidade. Terá seu portoseguro na teologia. Em seguida, nossa reflexão será realizada à luz da experiência de Simone Weil. Identificamos essa experiência mística em duas linhas de reflexão. A primeira O corpo que sofre, incontinente e resistente; e a segunda, O corpo que ama, como sensibilidade para amar e vibrar. No último passo apresentaremos sinais de uma mística erótica apostólica de configuração ao corpo do Cristo a partir de Simone Weil que aponte caminhos para se viver a mística hoje. |