[en] DISPLACEMENT POETICS: ARTISTIC PRACTICES ON THE EVERYDAY BODY
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49641 |
Resumo: | [pt] A pesquisa investiga, através de uma abordagem teórico-prática, a relação entre a dimensão estética da experiência sensível humana e o fenômeno de produção de subjetividades – dialogando com o campo de pensamento sobre estética –, analisando uma possibilidade, oferecida pela operações das práticas artísticas contemporâneas, de flexibilização, ou mesmo de ruptura, dos regimes de visibilidade e das materialidades que configuram a realidade compartilhada do homem. Um grupo de práticas artísticas realizadas por mim ao longo da pesquisa é tomado como referência, juntamente a trabalhos de artistas como Marina Abramovic e Ulay, Chris Burden, Orlan, Stelarc e Tehching Hsieh, cuja poética consiste essencialmente no entrelaçamento de processos cotidianos e práticas artísticas; uma poética de deslocamento. Entende-se que através dessa produção estética é possível contemplar estratégias do corpo (do sujeito) análogas, em termos específicos, a uma ideia de processos de subjetivação que permitam ao sujeito a experiência de um deslocamento de si sobre si, uma problematização da constituição de sua própria subjetividade. Assim, procura-se entender sobre como a estética pode configurar modos de existência para os sujeitos, delimitando a maneira como estes operam no mundo através de suas manifestações, e questionar qual a possibilidade de reconfigurar tais operações através da intenção formativa estética das artes visuais e plásticas contemporâneas. |