[pt] NADANDO CONTRA A MARÉ: AS PRÁTICAS ESTÉTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO MAR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: NATALIA PINTO REBOUCAS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52860&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52860&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52860
Resumo: [pt] A presente dissertação tem como objetivo traçar um panorama das práticas estético-político-pedagógicas do Museu de Arte do Rio (MAR) por um viés decolonial. Estas práticas, abordadas como estético-político-pedagógicas, se referem às práticas museais como um todo, ou seja, todas as ações empreendidas pelo museu, desde seus aspectos curatoriais até aquilo que compreende o eixo do setor educativo. Ao tratar de práticas estéticas, o presente trabalho assume a estética como espaço epistemológico, ao definir tais práticas como políticas, ressalta o papel crítico e ativista da arte e da educação e, ao interpretar tais práticas como pedagógicas, concebe o museu como um espaço de educação não formal. A investigação teve como metodologia a análise bibliográfica e documental do material produzido pelo museu ou relativo a ele. A partir do panorama traçado, é possível verificar que este museu nada contra a maré porque encontra brechas em um projeto hegemônico, realizando um projeto que pode ser percebido em alguns aspectos como a prática de uma pedagogia decolonial, uma vez que manifesta alternativas ao projeto modernidade/ colonialidade, à história oficial da cidade do Rio de Janeiro e às formas tradicionais de construção de conhecimento.