[en] A COMPUTER VISION APPLICATION FOR HAND-GESTURES HUMAN COMPUTER INTERACTION
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6585 |
Resumo: | [pt] A Visão Computacional pode ser utilizada para capturar gestos e criar dispositivos de interação com computadores mais intuitivos e rápidos. Os dispositivos comerciais atuais de interação baseados em gestos utilizam equipamentos caros (dispositivos de seguimento, luvas, câmeras especiais, etc.) e ambientes especiais que dificultam a difusão para o público em geral. Este trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade de utilizarmos câmeras Web como dispositivo de interação baseado em gestos da Mão. Em nosso estudo consideramos que a mão humana está limpa, isto é, sem nenhum dispositivo (mecânico, magnético ou óptico) colocado nela. Consideramos ainda que o ambiente onde ocorre a interação tem as características de um ambiente de trabalho normal, ou seja, sem luzes ou panos de fundo especiais. Para avaliar a viabilidade deste mecanismo de interação, desenvolvemos alguns protótipos. Neles os gestos da mão e as posições dos dedos são utilizados para simular algumas funções presentes em mouses e teclados, tais como selecionar estados e objetos e definir direções e posições. Com base nestes protótipos apresentamos algumas conclusões e sugestões para trabalhos futuros. |