Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
ALMEIDA, Janiel Henrique Pinheiro de |
Orientador(a): |
RAMALHO, Geber Lisboa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17764
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Resumo: |
Um novo conceito de interação tem se estabelecido pelas desenvolvedoras de jogos digitais, que adotam o uso dos gestos sendo o intermediário entre o jogador e o jogo. O presente trabalho tem como objetivo um estudo detalhado sobre quais são os gestos mais utilizados nos jogos para dispositivos móveis, analisados categoricamente por gêneros. Para execução do presente estudo, foi utilizado o método GOP (Game Ontology Project), no intuito de identificar as principais tendências nos jogos analisados e suas relações. A proposta é criar um mapa de gestos de comandos e ações completo o suficiente para indicar os gestos mais adequados a serem utilizados em um novo jogo. Os resultados possibilitaram a identificação dos tipos de gestos mais comuns nos jogos para dispositivos móveis, abrindo a oportunidade de construção de um mapeamento de gestos em situação de jogo, podendo ser útil às desenvolvedoras como uma ferramenta de orientação e de criação de jogos. |