[en] BLOOD, GUTS, CHARACTERS AND MOVIE: A GLANCE AT JOSÉ MOJICA MARINS TERROR
Ano de defesa: | 2003 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4275 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação faz uma leitura do terror na obra do cineasta José Mojica Marins. A condição - instável - e a trajetória - incomum - deste cineasta maldito na história do cinema nacional passa por uma lógica de esfumaçamento compulsório, onde o diretor se viu obrigado a investir em novos campos: o texto, a televisão, o rádio e, mais recentemente, a Internet, para poder continuar insistindo/investindo na árdua tarefa de roteirizar, produzir e lançar seus mais de 30 filmes. A intenção é entender porque sua história se deu desta forma. Que semelhanças e diferenças guarda com os clássicos de terror? Até que ponto pode ser considerado um descendente do teatro francês do Grand Guignol? Muito mais do que desfiar conceitos fechados sobre a literatura do fantástico abordando os ingredientes das ficções, a idéia é fazer uma análise do terror em seus aspectos contemporâneos e culturais, traçando um paralelo com a biografia do diretor. |