[en] CHICK LIT: THE CONSTRUCTION OF FEMININITIES IN COMIC STRIPS SERIES WOMEN ON THE EDGE BY MAITENA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: MICHELE ABREU VIVAS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8419&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8419&idi=2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8419&idi=4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8419
Resumo: [pt] O estudo focaliza o gênero Literatura Mulherzinha em tirinhas cômicas da série Mulheres Alteradas da cartunista argentina Maitena Inés Burundarena. Atualmente, especialmente a partir dos anos 90, muitas obras consideradas pela mídia como literatura de auto-ajuda das mulheres modernas vêm sendo publicadas. Do surgimento ao apogeu do Movimento Feminista na década de setenta é que encontramos o boom das publicações sobre o discurso feminino. Tratar das tirinhas da obra de Maitena nos possibilita fazer uma reflexão crítica sobre esse imaginário feminino que se torna cada vez mais popular. Com os pressupostos teóricos do discurso de opinião e a partir de uma abordagem de leitura como prática social procuro articular como se dão as leituras deste gênero, representado pelas tiras de Maitena. A leitura e interpretação das tirinhas é realizada, também, em uma relação dialógica com as teorias sobre gênero/sexo e a lingüística feminista. Os resultados apontam para diversas feminilidades em conflito nas tirinhas de Maitena, que se apresentam ora nos parâmetros das teorias essencialistas, ora nas construcionistas. É interessante perceber que Maitena aponta para tais feminilidades, em grande parte, a partir de recursos de indiretividade que acionam o deboche, a dissimulação e a ironia em seu discurso de opinião através do humor em suas Mulheres Alteradas.