A DISSIMULAÇÃO ESTÉTICA E A ARTE RELACIONAL ESTUDO DA PROSA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA E OBRAS DE ANTÔNIO POTEIRO
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4132 |
Resumo: | Este trabalho pretende fazer um estudo da prosa poética de Fernando Pessoa, Livro do desassossego e das obras do artista plástico Antônio Poteiro sobre a perspectiva da dissimulação estética e a arte relacional. Tratam de obras instigadoras advindas de autores excepcionais, que deixaram sua marca registrada na história da literatura e das artes visuais. Apropriaremos da abordagem fenomenológica e hermenêutica para aprofundarmos nas análises das linguagens artísticas. Além de refletirmos sobre o efeito e recepção estéticos nos estudos de Iser e Jauss. A proposta se concretiza com ênfase na transição da modernidade para a pós- modernidade. Dessa forma, iniciaremos com a modernidade em transe, destacando a dissimulação estética na prosa poética pessoana, analisando seus vários heterônimos e o semi-heterônimo, Bernardo Soares. Em seguida, a relação das pinturas e esculturas de Antônio Poteiro, explorando as imagens, sobreposições e cores, conciliando com aspectos da prosa poética pessoana. Por fim, analisaremos a evidência da arte como fenômeno hermenêutico, utilizando-nos dos aspectos teóricos sobre o efeito estético e a recepção das obras. Espera-se que esta dissertação possa ampliar as expectativas do trabalho com as diferentes linguagens, poéticas e pictórias, valorizando a grandiosidade de conhecimentos que perpassam suas interpretações. |