O Cântico de Maria (Lc 1,46-55) como inspiração para o Magnificat de Bach

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Quinta, Regina Célia de Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4757
Resumo: Esta investigação pretendeu levantar a influência do Magnificat, o Cântico de Maria de Lc 1,46-55, sobre o Magnificat em Ré maior de Johann Sebastian Bach. Critérios culturais, religiosos, de época e de estilo foram considerados nos textos em questão. Tomou-se como foco do primeiro capítulo o Magnificat de Lucas, cuidadosamente abordado desde sua gênese, passando pela profecia e pelo Evangelho da Infância, e sendo visitado em seus contextos literário, histórico-social, teológico e estrutural. O segundo e último capítulo deste estudo inaugurou-se com dados históricos e estéticos do compositor alemão, e realizou análises atentas quanto às técnicas musicais e quanto à retórica, na adequação entre a letra de Lucas e a música de Bach. Houve no final deste capítulo ligeira incursão ao universo musical dos séculos XX e XXI, na solicitação de duas peças mais próximas de nosso tempo: o "Cântico de Maria" de um hinário luterano, e a canção "Tu és o Centro", de Frei Gilson. A investigação possibilitou-nos enriquecimento na epistemologia e na espiritualidade, e respondeu afirmativamente - com os esperados ajustes e atualizações estéticas - quanto à influência do Magnificat de Lucas no Magnificat de Bach