“De boa menina à dona de mim”: análises para uma produção feminista, antirracista e não binária do serviço social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Jesus, Annaterra Meira Oliveira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4410
Resumo: Instaura-se nessa pesquisa bibliográfica o debate interseccional de gênero, sexualidade, classe e raça, e se propõe a reconhecer os processos históricos de feminismos plurais tomando por base duas músicas POP, para a análise mediante duas músicas atuais brasileiras do POP nacional, uma é de Luísa Sonza, e se chama Boa Menina, e a outra música é a de Iza, intitulada por Dona de mim. Com base em seus clipes, história das músicas e suas respectivas letras, serão tratadas como conjunto e não isoladas, uma vez que servem para dar nó ao laço que liga o alcance dos movimentos feministas às formas de mídia e as refrações da sociedade. A música como poder universal e concentração de força e ideologia, constrói-se como fonte de renda e a tenacidade, na tentativa de ser denúncia e permanecer em destaque para quem consome este produto. Por bem, faz-se então a necessidade de analisar como o Pop é utilizado como lucro, e sua criminalização de sua cultura. A ideia é suscitar de maneira atual as discussões frente o avanço dos desmontes sociais num enfrentamento com as políticas acordadas entre os poderes legislativos, executivos e judiciários que afetam diretamente os corpos de mulheres em suas especificidades e dessa forma o material de análise se estende a caracterização dos processos históricos de constituição dos feminismos e sua relação com os clipes. Explanar e identificar os debates do Serviço Social nas categorias apresentadas pelas músicas, numa relação das violências sistêmicas e econômicas na construção dos quilombos de resistências.