FICÇÃO E HISTÓRIA EM PÃO COZIDO DEBAIXO DE BRASA DE MIGUEL JORGE
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3163 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo primordial analisar a obra Pão cozido debaixo de brasa (2004) do escritor goiano Miguel Jorge. Visa analisar a ficção deste autor com a intenção de identificar em seus textos a presença da intertextualidade, do dialogismo, da polifonia e dos gêneros discursivos. Neste aspecto, serão discutidas as relações entre história e a ficção contemporânea que toma fatos históricos como tema e os transforma em tessituras literárias. Com esse pensamento, procurar-se-á compreender a elaboração textual de Miguel Jorge, cujas características estão vinculadas às produções pós-modernas, valendo-se dos preceitos teóricos de Hutcheon e da obra da ensaísta Maria Luiza Carvalho, estudiosa e pesquisadora das produções literárias do escritor Miguel Jorge. O embasamento teórico partirá de Bakhtin (2003), Kristeva (1974), Braith (1996), para uma discussão sobre o poder da palavra quando utilizada como discurso/recurso das classes sociais menos favorecidas. Utilizou-se também do estudo dos teóricos Hayden White (1995), André Trouché (2006), entre outros, com a intenção de mostrar como as narrativas estruturam ficcionalmente as extrações históricas. Propõe-se, nesta pesquisa, um estudo sobre a relação interdiscursiva entre História e Ficção nos romances Veias e vinhos (1985), Nos ombros do cão (1991) e, em especial, Pão cozido debaixo de brasa (2004). Em seguida, por meio dos conceitos de gêneros discursivos, intertextualidade e polifonia serão observadas as estruturas utilizadas por Miguel Jorge com o objetivo de conhecer o estilo e a forma do escritor. |