A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3611 |
Resumo: | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, tem como objeto de estudo a cultura da infância representada em algumas obras da produção cinematográfica brasileira. Portanto, procura elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Tomando algumas produções cinematográficas brasileiras, que aspectos da cultura da infância foram nelas representadas? De modo geral, objetiva-se compreender os aspectos representados pelas produções cinematográficas como cultura da infância e identificar como esses elementos foram utilizados nos filmes. Um primeiro ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto de estudo em seus termos conceituais, salientados prioritariamente por autores como Sarmento e Corsaro, com base em quatro eixos estruturadores das culturas da infância (a interactividade, a ludicidade, a fantasia do real e a reiteração), os quais o presente trabalho pretende elucidar, junto a outros elementos que marcam a vida e os modos das crianças de se relacionarem na sociedade contemporânea. O segundo ponto refere-se à forma de apreensão dessa cultura pela representação cinematográfica. A despeito das inúmeras possibilidades de leitura do cinema, este será tomado aqui como campo de apreensão das representações da cultura da infância numa perspectiva crítica, isto é, de compreendê- las como formas de instrumentalização da realidade. Foram analisadas produções acadêmicas (teses e dissertações) inscritas no banco de teses da Capes nos últimos dez anos (2002-2012) com o intuito de observar o que já havia sido produzido no Brasil sobre a temática. Feito esse levantamento, partiu-se para as pesquisas referentes aos filmes produzidos no Brasil que abordaram, de alguma forma, o universo das crianças e sua infância. De acordo com critérios preestabelecidos, foram encontrados os quatro filmes que compuseram o universo de estudo desta pesquisa: O contador de histórias, O ano em que meus pais saíram de férias, No meio da rua e Mutum. Para alcançar os objetivos definidos neste trabalho, procedeu-se às análises de conteúdo à luz da matriz teórica do materialismo histórico-dialético, que se baseia nas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história, no movimento, nas contradições de classe e na ação/atividade humana. De forma geral, os capítulos que compõem a dissertação discorreram sobre temáticas que, articuladas e situadas no contexto humano histórico, social e cultural dão tessitura ao tema proposto. As discussões dos capítulos estão assim tematizadas: Cultura Humana e Cultura da Infância, os Processos de Interação Social da Criança, as Relações Sociais e os Processos de Reiteração, e Ludicidade e a Fantasia do Real. |