A intertextualidade e o imaginário performático nas estórias de Pedro Malasartes em recontos orais e por Ana Maria Machado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Resende, Daniela Gomes Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4970
Resumo: A temática proposta nesta dissertação constitui-se da intertextualidade e do imaginário performático nas estórias de Pedro Malasartes em recontos orais e por Ana Maria Machado em sua obra intitulada Histórias à Brasileira. O estudo, de natureza teórica, tem por objetivo: compreender a Literatura Oral e a importância dela na sociedade; relacionar a intertextualidade e o imaginário performático que está presente em todos os textos e comparar os contos orais recontados do personagem picaresco, Pedro Malasartes. Neste trabalho, fica demonstrado que, de acordo com Kristeva (1984), todo texto é construído e reconstruído por meio da absorção de um outro e que através do imaginário performático podemos vivenciar as histórias lidas ou que nos são contadas e assim relacioná-las com nossa vida, exemplificando, também, que os contos de Pedro Malasartes demonstram a possibilidade de o oprimido se voltar contra o opressor. A metodologia no presente trabalho é de cunho dialético, cujo aporte teórico se fundamenta em diferentes autores que dialogam para a construção desta pesquisa. Na perspectiva da abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa. Essa opção vincula-se por suas características ampla e flexível, permitindo aos pesquisadores/as que optam por esta linha de estudo, propor novos enfoques resultantes das investigações extraídas diretamente dos diálogos entre as diferentes obras pesquisadas. Entre a seleção da referência bibliográfica estão: Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, Zumthor, Durand, entre outros