Ensino de física e cinema de ficção científica: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Lucio José Braga dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4407
Resumo: Esta investigação bibliográfica1 , vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás e Diretório de Pesquisa CNPq – PROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais, fundamenta-se na seguinte questão de pesquisa: ENSINO DE FÍSICA E CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens, na perspectiva de pensar, dentre outras experiências nacionais e internacionais, recorre-se ao cinema visando à construção de novas possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens. Objetiva-se aprender instrumentos conceituais motivacionais que possibilitem a formulação de atividades com o uso de filmes de ficção científica no ensino de Física em termos de sua contribuição para uma nova concepção do espírito científico sob a luz da epistemologia de Gaston Bachelard, que possibilite também que a Física contemple conteúdos históricos e filosóficos mediados pelo cinema, visando contribuir para a construção de uma alfabetização científica. Soma-se propositivamente ao conjunto de outras pesquisas que intentam superar, cotidianamente, a tradição educacional de se tratar de uma matéria/disciplina de difícil compreensão e apropriação teórico-conceitual. Para a construção do presente objeto de pesquisa, foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) Pode o uso de filmes de ficção científica despertar o interesse dos alunos do ensino médio brasileiro pela Ciência? b) A utilização de filmes, como recurso didático, contribui para a aprendizagem de conceitos da Física? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, de cunho teórico-bibliográfica, fundamentada na epistemologia de Gaston Bachelard. Tal análise assume as obras cinematográficas não como um simples recurso didático, mas como discursividades regidas por mecanismos ficcionais e que se vale desses mecanismos para veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos atuais. No plano epistemológico busca-se abordar criticamente a ênfase de Bachelard na separação entre a racionalidade científica e a imaginação poética que podem permitir o trabalho em relação aos obstáculos epistemológicos com aqueles alunos que não se sentem motivados ao estudo da Física. As obras cinematográficas escolhidas foram as seguintes: 2001: Uma Odisseia no Espaço, Interestelar e Perdido em Marte, discutiram temáticas espaciais que envolvem conceitos da Física Moderna, pouco trabalhados no Ensino Médio, mas que despertam grande curiosidade dos estudantes, ajudando-os a reconhecerem a Física como um empreendimento humano e, portanto, mais próximos a eles. Constata-se que o tema é muito intrigante, e foi possível levantar questões para serem debatidas e direcionadas visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma discussão necessária sobre o papel dos obstáculos cognitivo-epistemológicos na aprendizagem de conceitos envolvidos na Física Moderna