A construção das subjetividades transcriativas em poemas de Maria Helena Chein e na arte de Rodrigo Godá
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4652 |
Resumo: | O estudo tem como foco a literatura comparada entre os poemas de Maria Helena Chein de seu livro Pão Ázimo sob a Figueira (2019) e das obras do artista plástico Rodrigo Godá no seu Catálogo Série invenções (2006). O objetivo é demostrar que arte desses artistas permite evidenciar o espelhamento, uma vez que o exterior se reflete no interior alterando os movimentos de busca para explicar o processo criativo (de ambos). Justifica com esse espelhamento observando através do prisma das teorias de Literatura Comparada e tradução transcriativa, partindo-se da exposição sobre a subjetividade na lírica e na pintura, associada ao conceito mimese. Para essa pesquisa utiliza-se os pressupostos teóricos: Literatura Comparada de Tânia Carvalhal (2006), Transcriação de Haroldo Campos (2011), A subjetividade e mimese em quatro pilares: Aristóteles (1945), Georg Wilhelm Friedrich Hegel (2010), Emil Staiger (1969) e Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1996) / Octavio Paz (1996) e outras teorias e obras que contribuíram com a pesquisa. No primeiro capítulo ver-se-á a Literatura Comparada e a Subjetividade nos objetos de estudo. No segundo capítulo ter-se-á a Construção da Subjetividade: A Transcriação do mundo. No terceiro capítulo será a Exploração da Interface da tradução à transcriação. Ao analisar, comparativamente, poemas de Chein e pinturas de Godá, ressalta-se como dominante a criação do humano e seus efeitos de sentido. Demonstra-se na relação transcriativa do universo transfigurado, se em Chein a ênfase incide sobre a criação do humano, em Godá este humano reflete sua imagem estilhaçada no objeto que cria |