FERNANDO PESSOA E SEUS OUTROS: FILHOS DO DISCURSO.
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3199 |
Resumo: | Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa sobre a figura artística de Fernando Pessoa e seus outros eus, primeiramente, sob a perspectiva da lírica moderna, ressaltando a fala poética enigmática e obscura como elementos cruciais da intencionalmente criadora do artista da contemporaneidade, destacando o fato de essa lírica requerer uma leitura que supera a busca da mera compreensão, mergulhando na sensação e na experiência, quando rompe com os pressupostos que regiam a lírica tradicional. Em seguida, fez-se uma explanação sobre a diversidade da metáfora do discurso poético de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, adotando como objetos de leitura textos poéticos produzidos por cada uma dessas instâncias pessoanas. Por último, verificaram-se as formas de realização da linguagem nas multiobras e multifaces pessoanas, pelas multilinguagens do poeta em pauta e seus outros eus, sob a visão de Martin Heidegger, salientando a premissa central de que a linguagem é a morada do ser , dentro da ideia de que o homem, como um ser-nomundo, único, não está só, uma vez que ele fala por diferentes vozes e por discursos diversos. |