Memórias desenhadas nas rochas em Torres do Rio Bonito e seu papel na compreensão da história profunda de Goiás

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Procópio, Grazieli Pacelli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4956
Resumo: Os grafismos rupestres de Torres do Rio Bonito, fazem parte do Complexo Arqueológico de Palestina de Goiás, onde estão inseridos um total de 48 sítios arqueológicos, segundo o cadastro do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Sabendo que esses espaços são lugares de práticas sociais, onde a arte rupestre evoca a memória, sendo a referência da presença cultural, esses significados estruturados em torno de relações simbólicas permitem acessar o consenso sobre o sentido social do mundo daqueles que construíram a paisagem em Torres do Rio Bonito. Esse acesso e entendimento se deu a partir das análises dos vestígios críveis de investigação, que não se findam apenas nos grafismos rupestres, mas também em todo o contexto que esses estão inseridos. Para isso foram feitas discussões que envolvem a paisagem, memória e tempo. No âmbito das ações educativas propostas para as instituições de ensino de Palestina de Goiás e Iporá, foram apresentados aspectos sobre a história profunda e o patrimônio arqueológico de Goiás, dialogando com a perspectiva decolonial