Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
OLIVEIRA, Sarah Cavalcante de |
Orientador(a): |
CISNEIROS, Daniela |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Arqueologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15453
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Resumo: |
Atualmente a análise do material gráfico dos painéis de pinturas rupestres no Nordeste do Brasil tem buscado especificidades nas figuras representadas pelos grupos pré-históricos. Busca-se padrões entre as diferentes representações que formam o acervo gráfico, principalmente da área arqueológica de São Raimundo Nonato no Estado do Piauí, com o objetivo de tentar detectar as diferentes escolhas de cada grupo cultural que tenha realizado essas pinturas. Sob essa perspectiva, nesta dissertação procurou-se estudar um dos principais grafismos emblemáticos da Tradição Nordeste, a figura dorso-contra-dorso, observando suas características a partir dos parâmetros das dimensões temática, técnica e cenográfica. As figuras foram analisadas separadamente, considerando-as unidades analíticas, para posteriormente compreender o conjunto da dupla de antropomorfos representadas. Estes procedimentos analíticos culminaram nesta primeira apresentação que permitiu inferências sobre os padrões de apresentação destas figuras dentro da classe Complexo Estilístico Serra Talhada, estabelecida para a área Arqueológica da Serra da Capivara. |