Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Pacheco, Bianca Teixeira Moret |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16285
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Resumo: |
A presente dissertação de mestrado buscou investigar as possíveis relações entre o turismo cultural e o patrimônio cultural, no contexto das intervenções realizadas na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2009 e 2019, através da análise do projeto Porto Maravilha para os Jogos Olímpicos de 2016. Nesse sentido, buscou-se identificar os motivos e as consequências da patrimonialização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo em contraste com equipamentos projetados com o intuito de mudar a imagem da região portuária, de modo a entender a atuação do projeto através da parceria público-privada, com ênfase na discussão sobre as ações para a preservação da memória presente no território e o incentivo à atividade turística realizada na área. A metodologia consistiu em análise histórica-crítica da implantação do projeto, revisão bibliográfica de temas das áreas de turismo cultural e patrimônio cultural, megaeventos e revitalização de centros históricos e waterfronts. Também foi realizada pesquisa documental e técnica sobre os projetos e os roteiros turísticos propostos para a área dispostos. Como resultado, foi possível concluir que, embora o poder público tenha se apropriado da memória afrodescendente presente no território, para projetar a capital carioca no âmbito das cidades globais, através da patrimonialização e institucionalização dos remanescentes arqueológicos encontrados durante a implantação do projeto, permaneceram contradições e conflitos entre os discursos e a atuação/gestão permanente dos agentes públicos e privados que revelaram o real interesse do projeto e colocam em questão suas principais premissas. |