Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2004 |
Autor(a) principal: |
Nascimento, Flavio Martins e |
Orientador(a): |
Fuser, Bruno |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14823
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Resumo: |
O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros culturais, em especial aqueles pertencentes a instituições privadas. Tal pesquisa buscou avaliar as políticas culturais desse modelo de instituições, priorizando o contexto estabelecido, em decorrência do modelo assumido pelo governo federal a partir de finais dos anos 1980, com o surgimento das leis de incentivo à cultura. As discussões encerradas nesta dissertação visaram demonstrar a compreensão do modelo informacional e funcional desses equipamentos, sendo que para tanto, procurou-se avaliar as políticas e práticas culturais, bem como o papel desempenhado pelos mesmos. Para tanto, como objeto de estudo representativo de um universo maior e mais abrangente, a instituição estabelecida para esta pesquisa foi o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Assim, buscou-se estabelecer seu histórico e perfil de atuação, além de sua estrutura; discorreu-se descritivamente sobre os aspectos que dizem respeito às características gerais das informações propagadas pela instituição, sua política e ações culturais, como também, buscou-se articular as relações entre as políticas culturais estabelecidas pelos gestores da instituição dentro do contexto político e sociocultural atual. Alguns dos resultados alcançados apontaram para a insuficiência do poder público em atender à demanda cultural, o que abre espaço de legitimidade para a presença de tais instituições, mas ao mesmo tempo, demonstra a inoperância da gestão pública enquanto formuladora de políticas mais efetivas para a área. |