Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
DE GÓIS, Bruno Rossetto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65793
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Resumo: |
O presente estudo teve como objetivo entender o uso e a aplicabilidade da Gamificação, uma das metodologias ativas que contribuem para o protagonismo do aluno, nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I, II e Médio. A pesquisa bibliográfica contribuiu para o entendimento da evolução da Educação Física no ambiente escolar e o surgimento de novas metodologias que somam ao processo de aprendizagem para o atingimento dos objetivos propostos na Base Nacional Curricular, evidenciando o desenvolvimento físico, motor, esportivo e socioemocional do educando. Para corroborar com a análise, foi elaborado uma pesquisa para 30 participantes com formação mínima em licenciatura de Educação Física com o objetivo de entender o conhecimento da ferramenta, objetivo de uso e aplicação. Os resultados demonstraram, que 46,66% dos participantes utilizam jogos e brincadeiras no ambiente escolar com o objetivo de motivar e divertir, sendo que 40% dos participantes, utilizam as práticas ao menos 1 vez por semana e sua inserção no processo educacional ocorre desde os primeiros anos escolares com 43,33%, colaborando com o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional dos educandos, porém 40% dos participantes não se consideram detentores do conhecimento completo da metodologia, cumprindo apenas parcialmente a implantação da gamificação, sendo assim, como evolução deste estudo sugere-se a disseminação da metodologia para que os resultados do protagonismo do educando, sejam atingidos de forma integral nas habilidades técnicas e socioemocionais. |