Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
SANTOS, Sueli Gonçalves de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38696
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Resumo: |
Tem-se, com o presente trabalho, a finalidade de investigar como o uso do GeoGebra 3D contribui para o ensino de Geometria Espacial, por meio de uma pesquisa documental baseada em dissertações de Mestrado e teses de doutorado apresentadas entre 2014 e 2018 que tratam do ensino de Geometria e o uso do software disponível em versão 3D nesse período. Como referencial teórico metodológico utilizou-se uma adaptação da análise de conteúdo de Bardin (2016) para organizar a busca de pesquisa e a análise dos resultados. Para realização da pesquisa, foi utilizado o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como fonte de captação de teses e dissertações que pudessem fazer parte do nosso conjunto de dados. Após a pré-análise e a exploração do material pesquisado realizou-se um refinamento da busca, chegando a uma tese de doutorado e 23 dissertações de Mestrado. Para a seleção das dissertações foi considerado, em primeiro lugar o uso do software GeoGebra 3D na criação, construção e análise de propriedades de figuras geométricas espaciais. Depois de selecionadas as pesquisas que atenderam nosso objetivo da pesquisa, foram adotados critérios para a análise, que consistem em verificar quais os temas, as características dos participantes, os materiais e recursos tecnológicos que foram utilizados para o ensino de conteúdos relativos à Geometria Espacial em cada uma das 23 dissertações e na tese. A análise dos trabalhos apontou que o uso do software possibilitou a interação entre os estudantes e os “objetos matemáticos”, abriu possibilidades de criar conhecimentos muitas vezes difíceis aos olhos dos alunos e possibilitou experiências de aprendizagem distintas das tradicionalmente oferecidas para a verificação imediata de alguns conceitos e resultados matemáticos para construções de figuras planas ou espaciais. |