Gamifica??o como metodologia ativa de aprendizagem da matem?tica na educa??o b?sica: Revis?o de literatura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: GADELHA J?NIOR, Severino Tranquelino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2233
Resumo: Neste trabalho de pesquisa o tema abordado ? a gamifica??o e suas potencialidades de aplicabilidade pedag?gica na Educa??o B?sica, especificamente, no ensino de Matem?tica, cujo objeto de estudo ? definido pelos artigos cient?ficos indexados na base eletr?nica digital do Portal de Peri?dicos da CAPES. O objetivo geral do estudo ? realizar uma revis?o de literatura sobre a utiliza??o da gamifica??o como sendo uma metodologia ativa de aprendizagem no ensino da Matem?tica na Educa??o B?sica. A an?lise deste trabalho segue os seguintes objetivos espec?ficos: a) Apresentar os principais conceitos e defini??es de metodologias ativas de aprendizagem; b) Contextualizar a gamifica??o como sendo uma metodologia ativa de aprendizagem no campo da Educa??o; c) Descrever as principais contribui??es da gamifica??o no processo de ensino-aprendizagem da Matem?tica na Educa??o B?sica. No mais, o trabalho enquadra-se dentro de uma pesquisa bibliogr?fica, do tipo revis?o de literatura, cujo ambiente pesquisado ? amostra de nove artigos selecionados de um universo de 16 publica??es indexadas no Portal de Peri?dicos da CAPES. Os resultados apontam que as metodologias ativas de aprendizagem s?o de suma import?ncia para o campo de Educa??o B?sica, inclusive no tocante ao ensino da Matem?tica. Podendo inferir que a gamifica??o tem despertado o interesse acad?mico de pesquisadores por essa metodologia ativa no campo da Educa??o, cujos estudos selecionados enfatizam a inser??o das tecnologias digitais no fen?meno da gamifica??o em sala de aula, al?m de constatarem a vantagem na motiva??o e na aten??o dos estudantes durante as atividades pedag?gicas