Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Morais, Aline Priscila Ara?jo de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2931
|
Resumo: |
O objetivo deste trabalho ? construir um modelo para a gamifica??o personalizada, que se baseia nos frameworks Hexad e 6D. Para fins de avalia??o, coletamos dados durante a aplica??o das gamifica??es criadas para as disciplinas de Introdu??o ? Programa??o e Algoritmo e Programa??o Estruturada do curso de Redes de Computadores e Sistemas para Internet no Instituto Federal da Para?ba (IFPB). Por isso, o nosso modelo tem como objetivo fornecer uma forma sistem?tica de construir gamifica??o personalizada para auxiliar os profissionais que a utilizam, assim como atrair mais jogadores/usu?rios. Em seguida, realizamos um mapeamento sistem?tico da literatura para melhor entender as necessidades de gamifica??o. Descobrimos que, na maioria das vezes, as gamifica??es s?o criadas sem um foco espec?fico nos usu?rios e sem um modelo pensado para guiar sua cria??o. Para verificar a efic?cia de nossa abordagem, criamos duas gamifica??es, uma gen?rica e outra personalizada, que foram aplicadas nas turmas. Durante o processo de cria??o do modelo, usamos alguns passos pr?-fixados do framework 6D e levamos em considera??o o perfil de jogador/usu?rio com base no framework Hexad. Ao final, avaliamos o que os professores acharam do modelo e se a gamifica??o personalizada mostrou melhores resultados do que a gamifica??o gen?rica. Ap?s o levantamento do perfil dos alunos, foi aplicado com os professores o modelo proposto para cria??o de gamifica??es personalizadas para cada turma. Uma an?lise cr?tica seguiu-se a cada aplica??o, juntamente com question?rios semiabertos online, para avaliar o comportamento e a influ?ncia dos alunos. Os resultados admitem que os alunos preferem a gamifica??o personalizada, embora sejam detectados alguns elementos a serem aprimorados na gamifica??o gen?rica utilizada na turma do professor C1. No entanto, na turma do professor C2, os resultados da an?lise revelaram uma prefer?ncia quase igualit?ria de ambas as gamifica??es. Al?m disso, os professores sentiram-se satisfeitos com a abordagem proposta e com a gamifica??o personalizada. |