"Na mesma margem”: a representação das sexualidades múltiplas em Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silveira, Lilian Greice dos Santos Ortiz da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/9640
Resumo: A presente tese objetiva analisar as obras de Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron em que diversas sexualidades são representadas. Partindo dessa premissa, foram selecionados os contos de Caio Fernando Abreu intitulados “Meio silêncio”, “Madrugada”, “Aqueles dois”, “Terça-feira gorda”, “Sargento Garcia”, “Dama da noite”, “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, “Uma história confusa”, “Angie” e “As quatro irmãs (uma antropologia fake)”. Essa seleção se justifica pela possibilidade de se investigar a forma como personagens que não se enquadram na heteronormatividade foram construídas em contos do escritor publicados entre as décadas de 1970 e 1990. De Joca Reiners Terron, foi escolhida uma obra contemporânea para compor a pesquisa, a saber, o romance Do fundo do poço se vê a lua, publicado em 2010, a partir do qual se pretende destacar a permanência do viés da intolerância no âmbito literário. Neste estudo, a temática mencionada é explorada por intermédio da aplicação da teoria queer a uma comparação entre as produções de Caio Fernando Abreu e Joca Reiners Terron, enfatizando-se a forma como existências consideradas desviantes são apresentadas através do emprego de recursos literários nos textos em questão. Os trabalhos de Michel Foucault (2018), Judith Butler (2016), Guacira Lopes Louro (2018a), Berenice Bento (2006), dentre outros, embasam a discussão das sexualidades múltiplas e do modo como a sociedade as percebe. Uma vez retomada a história da literatura que aborda tais questões, também as estruturas de poder que corroboram a manutenção de um centro, constituído por homens cisgêneros, brancos, heterossexuais e de classe social mais elevada, são examinadas. Ademais, busca-se ainda avaliar, por meio de uma revisão de temáticas e elementos teóricos nos dois autores da literatura brasileira citados, uma configuração do panorama literário que apresenta obras que retratam identidades plurais, contribuindo para as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande.