Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Tresoldi, Tiago |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9342
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Resumo: |
Este trabalho analisa a evolução das figurações literárias de Ulisses de sua base arcaica às primeiras figurações renascentistas, com indícios para a análise das figurações do contemporâneo. Desenvolvendo reflexões de teóricos como Aby Warburg, Hans-Georg Gadamer, Hans Robert Jauss e Salvatore Settis, o estudo é orientado por uma concepção hermenêutica do "clássico" enquanto forma de mediação da alteridade do antigo e propõe uma história desta literatura concentrada nos efeitos e nas recuperações do material antigo. Em particular, é ressaltada a inserção do material homérico em um *continuum* de literaturas antigas, fortemente pautado no material oriental, o progressivo aviltamento de Ulisses na literatura grega e seu resgate pela filosofia, o horizonte de expectativa que orientou sua recepção em Roma e sua recuperação por Dante no contexto das singulares narrativas mediolatinas sobre a Guerra de Tróia, a qual facultou a reinvenção desta figura no Renascimento e na modernidade. |