Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Luís Fernando da lattes
Orientador(a): Dutra, Alessandra lattes
Banca de defesa: Dutra, Alessandra lattes, Mafra, Nubio Delanne Ferraz lattes, Santos, Givan José Ferreira dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e Da Natureza
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612
Resumo: O mundo vivencia uma imersão na cultura digital (Xavier, 2013) por meio dos gêneros midiáticos. Todavia, o ambiente escolar público encontra dificuldades para promover os multiletramentos (Rojo, 2012) e, de acordo com Ferretti (2012), acaba desconsiderando as demandas de uma sociedade que evolui tecnologicamente. Referentemente ao ensino de línguas, Cristovão (2012) adverte que as aulas majoritariamente focam a leitura, muitas das quais são desestimulantes e desconexas à realidade dos alunos. No propósito de contribuir com alternativas para o enfrentamento desses desafios, o presente trabalho tem seu escopo voltado para a configuração educacional atual. De forma geral, então, pretendeu-se criar um produto educacional, intitulado Gotcha!, para ser utilizado tanto dentro do ambiente escolar quanto fora, com o intuito de motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente, o de Língua Inglesa (LI) como Língua Franca. Esse produto concretizou-se sob a forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS e foi planejado para se trabalhar tanto individualmente quanto em equipe, buscando o favorecimento da mediação do professor junto aos estudantes. Procurou-se fazer considerações sociológicas (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira e Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 e Brzézinski, 2018), a fim de embasar o contexto brasileiro contemporâneo ao tratar dos eixos: educação, tecnologia e globalização. Com este estudo, objetivou-se expor os aspectos filosófico-educacionais que podem contribuir para uma proposta de ensino híbrido com foco no letramento digital; propor um plano de aula invertida com atividades que possibilitassem o desenvolvimento das capacidades linguísticas e as habilidades de produção e compreensão oral e escrita; aplicar esse protótipo junto aos alunos de LI do Ensino Médio em uma escola pública; discutir os aspectos positivos e negativos desse produto educacional e sua relação ao embasamento teórico, em especial, verificar em que medida contempla os postulados do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Para a realização deste trabalho, utilizou-se da pesquisa experimental e de campo com caráter qualitativo, a fim de conjecturar se ensino híbrido misto com aulas invertidas e abordagem sociointeracionista baseada em gêneros podem proporcionar uma educação motivadora que desenvolva estudantes enquanto sujeitos-sujeitos. Os resultados obtidos apontam que para motivar os alunos e melhorar a qualidade do ensino, os professores podem recorrer às ferramentas tecnológicas, personalizando as suas aulas para que a aprendizagem seja centrada nos estudantes. Comprovouse ainda que a ferramenta pedagógica digital escolhida e as atividades nela propostas mostraram compatibilidades, na prática, entre a teoria dos ecossistemas de aprendizagem e do ISD.