Aspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Ezequias da Silva lattes
Orientador(a): Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho lattes
Banca de defesa: Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho, Camilotti, Camila Paula, Stankiewicz, Mariese Ribas, Gomes, Rafael Santana
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4247
Resumo: O propósito deste trabalho é apresentar o que chamamos de estética da negação como uma via de leitura para obra poética do escritor português Camilo Pessanha. Em um primeiro momento, iremos discutir o conceito de negação em diferentes esferas (psicológica, discursiva e filosófica), vindo a construir essa investigação no terreno da negação enquanto cosmovisão filosófica. Em um segundo momento, voltaremos nossa atenção para questões centrais que norteiam e embasam a obra de Pessanha no terreno decadentista/simbolista: Como estar no mundo? Como posicionar-se frente à variedade do mundo? Como estar na linguagem? Com que linguagem estar na linguagem? Nesse sentido, almejamos responder a essas perguntas a partir de reflexões sobre a poesia de Camilo Pessanha, pondo em evidência o decadentismo fin de siècle. Ainda no tocante à negação, traçaremos uma análise sobre os poemas Paisagens de inverno (I e II) numa tentativa de aproximar o conceito de paisagem, aplicado por Fernando Pessoa em sua obra poética, como reflexo do ambiente negativo/melancólico inerente aos dois poemas supracitados. Caminhando para o cerne da problemática da negação, analisaremos os poemas “Inscrição” e “Poema final”, estando essa análise ancorada nas perspectivas filosóficas de Martin Heidegger em Ser e tempo (1927), Jean-Paul Sartre em O ser e o Nada (1943) e Arthur Schopenhauer em O mundo como vontade e representação (1819). A partir das ponderações dos críticos literários concernentes ao sentido da negação presente na poesia finissecular, iremos estudar a rejeição do mundo e da existência do pensamento como manifestações do nada na poética de Camilo Pessanha.