Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali lattes
Orientador(a): Nava, Daniela Trentin lattes
Banca de defesa: Nava, Daniela Trentin lattes, Antunes, Francieli Cristina Agostinetto lattes, Fagundes, Regiane Slongo lattes, Vinciguerra, Robson Willians lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Toledo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774
Resumo: Com o avanço da tecnologia e da ciência, os métodos tradicionais1 de ensino deixaram de ser tão eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Vivemos um século de constantes transformações, em que os alicerces do conhecimento devem ser apoiados em promover a aprendizagem criativa e no estudante como protagonista. Buscar novas estratégias para abordar objetos do conhecimento matemático de forma lúdica e ativa se faz necessário. Portanto, com base nessa problemática desenvolvemos este trabalho, que consistiu na aplicação de uma sequência didática2 para o estudo de classificação de triângulos realizada com estudantes do 9º ano de um colégio estadual do núcleo de Umuarama, utilizando o modelo de rotações por estações e o Software Scratch. A sequência didática foi elaborada com base nos objetos do conhecimento da unidade temática de geometrias, do componente curricular de matemática e suas tecnologias. Cinco etapas de trabalho foram organizadas com atividades e rotinas de programação no Scratch. Foi aplicado um simulado com questões da prova SAEB de anos anteriores como forma de avaliação do conteúdo abordado, o qual teve um resultado bastante interessante, cerca de 78% de acertos. Outro resultado importante foi o avanço na nota de matemática da prova SAEB do colégio em 7,32 pontos, mostrando que a sequência didática e o uso do Scratch contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.